“Socioeducação: da formação à escrita do saber-fazer pelos profissionais da política socioeducativa”

Cursos Neca 2025
Cursos on-line
Nome do curso:
Socioeducação: da formação à escrita do saber-fazer pelos profissionais da política socioeducativa
Realização:
Maio: dias 12 e 26
Junho: dias 09 e 23
Julho: dia 28
Agosto: dias 11 e 25
Setembro: dia 8
Horário: das 19h30 às 21h30
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
.
Carga horária total:
24 horas
Serão 8 (oito) encontros de 2 horas de aula e mais 4(quatro) encontros de 2 horas de supervisão em grupos para produção textual, a serem agendados em conjunto(professor/alunos).
Plataforma de interação:
Zoom
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular, será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Irandi Pereira
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP) com o tema “O adolescente em conflito com a lei e o direito à educação”, com experiência na docência da graduação e da pós-graduação (Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei). Autora e coautora de artigos e materiais instrucionais sobre Socioeducação, Política Socioeducativa, Medidas Socioeducativas, Planos Decenais de Atendimento Socioeducativo. Coordena o CEPS – Coletivo de Estudos e Pesquisas em Socioeducação, pesquisadora e formadora do NECA. Integrou o CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Gestão 1992-1994). Currículo Lattes: Acesso http://lattes.cnpq.br/3312701286183687
.
Justificativa:
A proposta de realização do curso se justifica pela continuidade da implementação do direito da criança e do adolescente (ECA, 1990; SINASE, 2012) com foco no/a adolescente em conflito com a lei. A concepção de Socioeducação como ato educativo intencional não ocupa ainda espaço e tempo de destaque na ação socioeducativa desenvolvida pelos profissionais do sistema de atendimento socioeducativo voltado a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, tanto em meio aberto quanto em privação de liberdade. A formação procura preencher essa lacuna a partir da produção da escrita reflexiva, crítica, criativa e transformadora do saber-fazer de cada cursista que participar das atividades previstas nos 8 encontros e das supervisões mensais do curso.
.
Objetivo Geral:
Possibilitar que cada cursista, no processo de formação, possa elaborar uma escrita reflexiva, crítica, criativa e transformadora, a partir de seu saber-fazer sobre a concepção e finalidades da Socioeducação enquanto ato educativo intencional, contribuindo com o debate e proposições sobre a atenção qualificada de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, do aumento da produção de tema tão complexo e do reconhecimento da autoria dos profissionais do sistema de garantia dos direitos e, em especial, do atendimento socioeducativo.
.
Público a ser alcançado:
Profissionais que atuam em diferentes funções, ocupações e atividades no sistema socioeducativo (meio aberto e privação de liberdade), no sistema de justiça, em programas e/ou serviços socioeducativos, na rede de proteção social.
Profissionais e estudantes das diversas áreas do conhecimento.
Professores e Educadores Sociais.
Conselheiros/as de Direitos da Criança e do Adolescente e das Políticas Sociais.
.
Metodologia:
A produção da proposta escrita sobre Socioeducação como ato educativo intencional, dada a sua natureza reflexiva, crítica, criativa e transformadora do saber-fazer de cada cursista, fundamenta-se na multidisciplinaridade do conhecimento, na incompletude institucional da política socioeducativa e dos princípios dos direitos humanos na atenção de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
O desenvolvimento do curso de formação combinará diferentes estratégias para que se alcance o objetivo da produção de escrita individual e em coautoria sobre Socioeducação. Experiências dos profissionais ganharão espaço e tempo na exposição do tema. Referências teórico-metodológicas e legais serão apresentadas e debatidas com a presença de autores convidados em diferentes momentos dos encontros. Exposição sobre a elaboração da escrita, normas, regras, ética e direitos autorais serão trabalhados, como também sobre as atividades de publicação e difusão do produto.
Espera-se dos cursistas a elaboração individual ou em coautoria de um texto sobre o tema da Socioeducação e que, de algum modo, possam trabalhar com projetos de escrita com adolescentes atendidos. Os cursistas contarão com atividades de acompanhamento para a elaboração de texto.
Conteúdo Programático:
– Socioeducação, as trilhas teórico-metodológicas e marcos legais.
– Socioeducação enquanto um ato educativo intencional.
– Política socioeducativa, sistema de atendimento socioeducativo e medidas socioeducativas.
– Concepções: adolescência, adolescente, adolescente em conflito com a lei.
– Protagonismo dos profissionais sobre o saber-fazer socioeducativo: observar o cotidiano, escutar e enxergar o que muitas pessoas parecem não ver.
– A leitura, a escrita e os recursos (subjetivos e objetivos) para a produção de texto: referências técnicas: como pensar a escrita.
– Ferramentas e suporte para elaborar textos: qualidade e integridade da autoria; o olhar, o trato e o reconhecer da Socioeducação como ato educativo intencional; a criatividade, a inovação e a autoria textual; as regras básicas gramaticais; a relação autor-leitor.
– Publicação e difusão do texto escrito individual e em coautoria
Sobre o curso:
A formação e a escrita caminham juntas como recurso igualmente primordial para o saber-fazer crítico dos profissionais do sistema de atendimento socioeducativo
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 620,00 (Seiscentos e vinte reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
-
O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
-
É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
-
A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
-
Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
-
Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
-
Mais informações pelo e-mail: cursos2025@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.