Reencontro e troca de conhecimentos marcam formação do Neca no município de Paulo de Faria (SP)
De tempos em tempos, os Serviços Socioassistenciais dos municípios brasileiros veem a necessidade de atualizações, seja em função da entrada de novos integrantes nas equipes de educadores sociais e técnicos, seja por conta de mudanças nas políticas públicas e legislações da área ou mesmo para reforçar os conteúdos fundamentais para qualificar o trabalho que executam.
Foi o que ocorreu com o município de Paulo de Faria, cidade do Estado de São Paulo, distante 100 quilômetros de São José do Rio Preto. Parceiro do Neca há muitos anos, o Departamento Municipal de Assistência Social solicitou uma formação básica de 16 horas para sua equipe de trabalhadores do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e alguns atores da Rede de Proteção e Garantia de Direitos (Conselho tutelar, CRAS, dentre outros), reunindo 20 participantes.
A formação aconteceu nos dias 1 e 2 de agosto de 2022, com o técnico do Neca, Milton Fiks. Segundo ele, foi um momento de reencontro e troca de conhecimentos dos diferentes atores da rede, de muita reflexão e discussão sobre os marcos regulatórios, a legislação, práticas cotidianas, papéis e atribuições. “A formação contribuiu para a atualização das possibilidades da atuação do grupo no caminhar rumo à proteção integral das crianças e adolescentes do município”, concluiu.
#Neca #criança #adolescente #eca #proteçãointegral #garantiadedireitos #serviçodeacolhimento #formação #PaulodeFaria