“Projeto de vida e plano individual de atendimento – PIA na medida socioeducativa”
Cursos Neca 2024
Cursos on-line
Nome do Curso:
Projeto de Vida e Plano Individual de Atendimento (PIA) na Medida Socioeducativa
Realização:
– Outubro: dias 22, 29 e 31, das 13h às 17h20 – dia 24 das 13h às 16h
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Carga horária total:
16 horas. Serão 4 encontros de 4 horas.
Plataforma de interação:
Zoom ou Google Meet
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular e a plataforma escolhida seja o Zoom, será necessário baixar o aplicativo.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Neusa Francisca de Jesus
Mestra e doutora em Serviço Social pela PUC /SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Foi docente da Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, nesta Universidade atuou como coordenadora e professora no Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, no Curso de Especialização Adolescente em Conflito com a Lei e no Curso de Graduação em Serviço Social.
Atualmente, é membro da equipe técnica do Programa Saúde do Adolescente e da Comissão Científica do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde/SP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) PUC/SP. Presta consultoria e assessoria a programas e projetos no campo das Políticas para a Infância, Adolescência e Juventude, incluindo a política de medidas socioeducativas.
Justificativa:
A execução de medidas socioeducativas envolve compromissos institucionais das políticas públicas para a Infância, Adolescência e Juventude, dos gestores e dasequipes técnicas e educadores, tendo em vista a obrigação legal do cumprimento das medidas pelos/as adolescentes. As implicações dessa determinação para os programas socioeducativos são evidentes e imperativos. Exigem esforços – daí a noção de desafio – para promover os objetivos pedagógicos em cujo eixo central está o atendimento individualizado objetivado na elaboração, na operacionalização e acompanhamento avaliativo do Plano Individual de Atendimento (PIA), com base no marco regulatório e nas referências técnicas e articulado ao Projeto de Vida.
Esses dois recursos, quando bem implementados, cumprem uma função pedagógica, visto que tira o foco na mudança de comportamentos e prioriza o sentido de aprendizagens significativas para a vida dos/as adolescentes. A participação e envolvimento do/a adolescente e da família no processo de construção e acompanhamento do PIA e do Projeto de Vida requerem maior reflexão e insumos técnicos. A elaboração do PIA exige ainda a prática da interdisciplinaridade e da intersetorialidade na perspectiva da proteção integral do adolescente.
Esse processo deve apoiar-se numa estrutura fundamental – a coletiva. Em um contexto de novas aprendizagens, intensificar prática coletivas ajuda no desenvolvimento de novas sensibilidades e habilidades que favorecem ao adolescente: tomar decisões; ouvir o outro; cooperar e solidarizar-se; ter empatia e respeito às diversidades; expressar sonhos, sentimentos e ideias; desenvolver a autoestima, a autonomia e o pensamento crítico e criativo; fortalecer e consolidar valores éticos e universais.
O espaço da execução de medidas socioeducativas é o lugar, portanto, onde devem ser oferecidas, entre outras, as condições objetivas para a formação humana dos sujeitos adolescentes, por meio do PIA e do Projeto de Vida.
Objetivos:
v Favorecer a compreensão do contexto legal que embasa a elaboração participativa dos planos individualizados de atendimento e suas implicações nas práticas profissionais cotidianas.
v Oferecer subsídios teórico-metodológicos para a construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) e a sua vinculação com seu Projeto de Vida.
v Formular novas estratégias pedagógicas para a elaboração do PIA e do Projeto de Vida, dando maior concretude ao processo de cumprimento das medidas socioeducativas pelo/a adolescente.
v Esquematizar novas ações de caráter intersetorial e sociocomunitários para a efetivação do PIA e o alcance do atendimento integral dos/as adolescentes.
v Definir novas estratégias de articulação do serviço junto à rede e demais atores do SGD, buscando maior efetividade nessa relação com vistas à efetivação dos seus direitos.
Público a ser alcançado
Agentes públicos (gestores e técnicos) das Prefeituras; – Profissionais da área da Assistência Social, especialmente dos CREAS; – Integrantes da Comissão Municipal do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE); – Gestores, orientadores, educadores sociais e técnicos que atuam em serviços de medidas socioeducativas em meio aberto; – Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e – Integrantes do Sistema de Justiça.
Metodologia:
v Exposição dialogada.
v Discussão e análise de casos práticos e de material de apoio complementar.
v Apresentação de vídeos.
v Dinâmicas de grupo e exercícios individuais e coletivos.
v Construção de parâmetros para a elaboração do PIA e do Projeto de Vida.
Conteúdo Programático:
v Atenção Individualizada: escuta e presença.
v PIA- desafios e alternativas.
v Orientações e bases legais na elaboração participativa do PIA.
v Projeto de Vida no contexto do Plano Individual de Atendimento.
v Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: planos e incertezas.
v Parâmetros para analisar e construir com o adolescente um Plano de Atendimento.
v Uma dimensão avaliativa interdisciplinar.
Sobre o Curso:
v Capacidade de consolidar o planejamento institucional para a construção participativa do PIA e o Projeto de Vida.
v Capacidade de amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o contexto profissional contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação humana.
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 355,00 (Trezentos e cinquenta e cinco reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
· O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
· É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
· A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
· Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
· Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
· Mais informações pelo e-mail: cursos2024@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.