Projeto: “Cuidado e Proteção: estratégias para o reordenamento da rede de acolhimento de Crianças e Adolescentes”
O projeto Projeto Cuidado e Proteção: estratégias de reordenamento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de apoio para implementação dos Planos Municipais de Acolhimento, baseada em estratégias de formação, fortalecimento da rede e planejamento coletivo das ações protetivas para crianças e adolescentes em serviços de acolhimento aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Planejar e realizar o reordenamento dos serviços de acolhimento existentes e, promover a expansão qualificada de novos serviços alternativos de cuidado para crianças e adolescentes já afastados de seus pais e familiares (ou em vista de o ser). Visando garantir o direito fundamental de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
O “Cuidado e Proteção” foram desenvolvidos em seis municípios, sendo eles: Hortolândia, Jaguariúna, Piracaia, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim. Tendo parcerias com a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) e pelas Diretorias Regionais de Desenvolvimento Socia (DRADs).
O projeto traça pelos municípios a revisão de suas práticas e a construção de estratégias para consolidação de direitos. Os educadores trouxeram seus desafios nas praticas do cotidiano institucional de adolescentes e crianças.
Nessa trajetória os encontros realizados foram afetivos, criativos e alimentados pelo esforço do coletivo.
Acesse o site: cuidadoeprotecao.neca.org.br para ter acesso aos materiais.