Neca oferece formação a conselheiros tutelares e de direitos em município mineiro
Uma experiência prática de fiscalização do Conselho Tutelar à Casa Lar São João Menino, Unidade de Acolhimento, em Extrema, município do Sul de Minas Gerais, foi organizada pelo Neca, em 10 de junho de 2022 (foto). A visita ao Serviço de Acolhimento faz parte do Projeto de Formação aos(às) conselheiros(as) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar do município mineiro.
Segundo Alice Bittencourt, pesquisadora e formadora integrante do Conselho Gestor do NECA/SP, o projeto teve início em 13 de maio e, nesta primeira fase, prevê ainda mais quatro encontros de supervisão de casos reais, demandados pelos(as) conselheiros(as) e outros quatro encontros de formação de quatro horas cada um.
A formadora contou que os conteúdos são abordados por meio de oficinas interativas, a partir de estratégias dialógico-interativas, com o uso de diferentes dinâmicas de grupo, atividades reflexivas e propositivas e discussão de casos, além de recursos do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, fotografias, música e textos.
“Nosso objetivo com essa formação aos conselheiros e conselheiras tutelares e de direitos de Extrema é contribuir com o seu aprimoramento profissional, instrumentalizando-os para que exerçam o seu papel, que é o de implementação e qualificação da política de atendimento e da efetivação da garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município”, explicou Alice Bittencourt.