Neca empossa nova diretoria para o próximo triênio

No mês de março, foi realizada a assembleia geral de eleição da nova diretoria do Neca para o triênio 2023/2026.
A psicóloga Dayse Cesar Franco Bernardi é a nova presidenta da instituição em substituição a gestão anterior 2020-2023, presidida por Celso Veras Baptista, até 7 de maio de 2021, e depois, por Isa Guará.
A nova diretoria eleita ficou com a seguinte composição: Dayse Cesar Franco Bernardi (diretora presidenta), José Carlos Bimbatte Junior (diretor vice-presidente), Maria do Carmo Krehan (diretora administrativo-financeira).
O Conselho Gestor da entidade foi ampliado e permanece composto por associados que executam projetos pelo NECA nas suas diversas áreas de atuação e, que atuam junto à Diretoria para as decisões estratégicas da organização social. São eles: Angela Maricondi, Giany Póvoa, Júlio Guimarães, Lucas Carvalho, Maria Angela Leal Rudge, Maria Lúcia Gulassa e Milton Fiks.
A reunião de posse da nova diretoria foi também uma oportunidade para se realizar um balanço das ações promovidas pelo Neca até 2022, e discutir as metas e prioridades da Instituição para o ano de 2023, tendo por base o Planejamento Estratégico realizado coletivamente.
Diretoria

A nova presidenta do Neca, Dayse Bernardi, é integrante do Conselho Gestor da entidade desde 2012 e integrou o grupo de mulheres que redefiniu os rumos da instituição, considerando sua história e missão. É mestre em Psicologia Social e pós-graduada em Antropologia das Infâncias, especialista no Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e em Psicologia Jurídica; ex-presidente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por várias gestões, psicóloga judiciária-chefe aposentada, assessora técnica na implementação da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP. No Neca, coordenou a pesquisa e é autora do e-book do “Levantamento Nacional dos Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes: demandas e ações (2020); foi coautora do Siabrigos e autora de livros e publicações entre elas “Cada caso é um caso: a voz de crianças e adolescentes em situação de abrigamento” (Vol. 5 da Coletânea Abrigos em Movimento, 2010) e do Caderno “O Projeto Cuidado e Proteção: estratégias de reordenamento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes” (2018). Como pesquisadora associada, foi a responsável por desenvolver ações de representação política do Neca, sendo eleita Conselheira Titular do Conanda (gestão 2023/2025), membro do Grupo Gestor do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, desde sua fundação em 2014, e do FICE Brasil. Integra a Coalizão Nacional pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.
“Estar no Neca, ser Neca é um compromisso ético-político que move ações de transformação cotidiana do fazer junto, em diversos espaços, para que direitos humanos de crianças e adolescentes sejam assegurados, tendo a dignidade humana como farol a iluminar os caminhos desse trilhar coletivo. Saudações necanianas!”, disse Dayse Bernardi.

José Carlos Bimbatte Junior, vice-presidente eleito, é psicólogo, consultor e educador. Associado Fundador do Neca há 30 anos, atua em programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social em Organizações Públicas, Privadas e em Organizações Não Governamentais nacionais e internacionais. Destacando ações de diagnósticos sociais, elaboração e implantação projetos sociais, programas, serviços, planejamento, monitoramento, assessoria técnica, supervisão, capacitações, avaliação e construção de fluxos e processos. Nos últimos anos, vem desenvolvendo atividades profissionais e de pesquisa sobre o fenômeno da violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Segundo José Carlos, o Neca tem em seu DNA a construção de conhecimentos coletivos, refletidos a partir de um processo dialético entre prática e teoria, vise e versa. “Buscamos em nossas diversas atuações e com os nossos diversos(as) parceiros(as), dialogar e apoiar trabalhadoras e trabalhadores do Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes, para a consolidação de políticas públicas de Proteção Integral para crianças, adolescentes e suas famílias.”

Maria do Carmo Krehan, reeleita pela quarta vez para o cargo de diretora administrativo-financeira, é associada ao Neca desde 2010. Socióloga com especialização em gestão de políticas públicas, com atuação na área da infância e adolescência há mais de 30 anos, tem vasta experiência na gestão institucional e na gestão de programas e projetos, em instituições como Secretaria do Menor, Fundação Travessia e Fundação Abrinq.
Para Maria do Carmo, “compor a diretoria do Neca, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da instituição, de forma participativa, tem sido um desafio, mas também uma linda experiência”.
Neca
O Neca – Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – é uma organização da sociedade civil, que nasceu pelas mãos de um grupo de pesquisadores e formadores da Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O ano era 2005. E a ideia era criar um espaço onde fosse possível desenvolver novos projetos, debater politicamente e atuar junto ao poder público e setores da sociedade na defesa e na promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Nesses 18 anos, o Neca tem prestado serviços de qualidade aos municípios e instituições públicas e às da sociedade civil organizada, visando contribuir efetivamente para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes em território nacional, devidamente inseridos em suas famílias e comunidades. Nossa missão nos une em prol de politicas públicas que previnam violações de direitos e qualifiquem as ações de cuidado e proteção para os que foram ameaçados ou violados em sua cidadania plena.
#Neca #Criança #Adolescente #Formação #Assessoria #Pesquisa