Neca em Belém (PA): visitas e parcerias

0
O Neca realizou, no dia 20 de abril de 2023, uma Roda de Conversa com a Fundação Papa João XXIII – que tem a missão da secretaria de assistência social em Belém – e uma assessora da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Trabalho de Ananindeua – maior município do estado do Pará, depois da capital.
Participaram da Roda de Conversa, Amanda da Costa (professora do Programa da Criança e do Adolescente PIA da UFPA), Aline P. Matos (estagiária de Serviço Social), Danielli Cecim (assistente social da equipe da Alta Complexidade da FUNPAPA), Conceição Carvalho (assistentes social, coordenadora substituta) e Rosana Santos (assistente social), além de Ana Claúdia Teixeira (pedagoga pela SEMCAT), Alda Morais Lima (assistente social e assessora da Proteção Especial) Pelo Neca, participara, Maria Lucia Gaspar Garcia (associada no Pará) e Dayse C. Franco Bernardi (atual presidenta da Instituição).
A conversa abarcou temas de interesse da Fundação e as ações do Neca em torno do direito à convivência familiar e comunitária, das medidas protetivas para crianças e adolescentes e das ações pertinentes à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, em especial, as particularidades da escuta especializada, um dos temas tratado no Seminário Nacional no dia anterior.
Universidade Federal do Pará
Ainda no dia 20 de abril, a presidenta do Neca, Dayse Bernardi, reuniu-se com as coordenadoras de Núcleos de Pesquisa relativos à Infância e Juventude da Universidade Federal do Pará, dra. Lilia Ieda Chaves Cavalcante (professora da UFPA e coordenadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Acolhimento Institucional e Adoção – NEPAIA/UFPA); dra. Amanda Cristina Ribeiro da Costa (professa adjunta da Faculdade de Serviço Social da UFPA e coordenadora do Programa Infância e Adolescência – FASS/UFPA) e Maria Lúcia Gaspar (consultora e associada do Neca para aproximação e plano de parceria).
Segundo Dayse Bernardi, o encontro revelou que pesquisas e publicações dos Núcleo de Estudos da UFPA são fontes relevantes de conhecimento sobre temas relacionados à intervenção social nos municípios. “O diálogo entre a realidade cotidiana da prática profissional e a construção de conhecimento pela pesquisa acadêmica reforçam a necessidade e oportunidade da pesquisa-ação na consolidação de saberes da realidade brasileira, a partir das grandes regiões do país”, explicou a presidenta do Neca. “Nesse sentido, o Neca pretende ser espaço para trocas e sistematização de conhecimento de pesquisas que possam contribuir e embasar ações transformadoras da realidade de serviços e programas para garantia de direitos fundamentais e da proteção integral crianças e adolescentes”, concluiu.

#Neca #criança #adolescente #infância #formação #assessoria #pesquisa