Livro “Psicologia Judiciária e Segurança Social – Relações entre o direito e a psicologia”, com texto de nossa associada Dayse Bernardi, confira!
Direito e Psicologia são áreas de interesse social, porque de seus conhecimentos, sistemas e paradigmas depende muito da vida individual em nossas complexas sociedades atuais.
Entretanto, as duas áreas de atuação e de estudo parecem ter caminhado em quase completa “mútua ignorância” na história. Parte se deve ao aparecimento tardio da Psicologia como ciência e como profissão, parte se deve a uma forte e antiga falsa percepção de “neutralidade” e completa objetividade que marcou a história do Direito. Muito se deve também às formações profissionais que tendem na modernidade a concentrar-se nas especificidades de cada área ou subárea do conhecimento, ignorando completa ou quase completamente todos os conhecimentos exteriores às suas próprias especialidades.
Recentemente, a complexidade dos temas e problemas enfrentados por ambas as áreas – agora como áreas de atuação social – assim como a crescente complexidade e mobilidade social, bem como a crescente necessidade de se encontrar soluções que não fossem as tradicionais soluções tanto do Direito como da Psicologia, criaram demandas para a multidisciplinariedade.
Esta publicação, assim como várias outras que vêm aparecendo nos últimos anos, é expressão dessas demandas.