Infâncias Interrompidas: exploração infantil e os desafios na garantia de direitos de crianças e adolescentes – 32 anos do ECA
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da sua Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente (CPCA), realiza no dia 13 de julho de 2022, das 10h às 13h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) / Sala Adoniran Barbosa, o seminário Infâncias Interrompidas: exploração infantil e os desafios na garantia de direitos de crianças e adolescentes – 32 anos do ECA.
O aumento das desigualdades sociais provocado pela pandemia trouxe inúmeros desafios e retrocessos, e aponta para um cenário de alerta para o trabalho infantil, que voltou a crescer depois de duas décadas. Segundo dados da OIT e do UNICEF, os impactos da Covid-19 provocaram um aumento no número global de crianças e adolescentes nessa situação, que subiu para 160 milhões em 2020 – um aumento de 8,4 milhões desde 2016.
No Brasil, o cenário também é alarmante. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, aumentaram os registros de pornografia infanto-juvenil (2%) e exploração sexual infantil (7%) de 2020 para 2021.
A programação do Seminário, conta com uma apresentação de dança do Ballet Paraisópolis e palestra de Victor Del Vecchio, advogado e pesquisador da USP. O evento também traz uma mesa de debate com as(os) especialistas: Swany Zenobini, líder do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico Humano do Grupo Mulheres do Brasil, Emerson Ferreira, psicólogo, mediador de conflitos e diretor da organização Reflexões de Liberdade e Catarina Von Zuben, Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2). O encerramento do evento contará com uma apresentação musical da Rapper Stefanie.
É possível realizar a inscrição por meio do formulário virtual. Clique aqui.
Haverá emissão de certificado de três horas para o participantes do evento presencial.
O seminário será transmitido ao vivo pelo YouTube da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo e pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/XsZMJgbXLgs
#Neca #criança #adolescente #ECA #32anos #educador #educadora