Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em tempos de pandemia
No ano de 2020 a humanidade passou compulsoriamente a conviver com a pandemia da COVID-19, o que levou autoridades sanitárias a recomendarem o distanciamento social entre as pessoas e em muitos casos o total isolamento, para evitar a contaminação e a propagação do vírus. Com isso, entre outras medidas, crianças e adolescentes deixaram de frequentar o espaço escolar, assim como de conviver, ou ter convivência restringida, com colegas e/ou outras pessoas do seu círculo social.
Movidas/os pela preocupação com essa situação, pesquisadoras/es do NCA-SGD que têm investigado a temática, organizaram um primeiro debate virtual sobre a questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e agora apresentam sistematizações a respeito, visando contribuir com o enfrentamento de violações às quais são expostas muitas das crianças e adolescentes brasileiras/os.
Com esse esforço coletivo, foi feito o terceiro número do Boletim NCA-SGD, em continuidade à produção e publicização de estudos relativos especialmente à proteção de direitos humanos de crianças, adolescentes e famílias.