“O apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento, como um direito a convivência familiar e comunitária”
Cursos Neca 2024
Cursos on-line
O apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento, como um direito a convivência familiar e comunitária
NOVAS DATAS
Realização:
– Agosto: 20, 21, 27 e 28, das 8h às 12h
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Carga horária total:
16 horas. Serão 4 encontros de 4 horas.
Plataforma de interação:
Zoom ou Google Meet
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular e a plataforma escolhida seja o Zoom, será necessário baixar o aplicativo.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Patrícia Kelly Ferreira
Pedagoga, pós-graduada em Pedagogia Social (USP), atualmente cursa o último ano de Serviço Social. Há 25 anos atua na área de atendimento, defesa e proteção de crianças e adolescentes. Educadora social, desde 1998, foi conselheira tutelar do Lajeado, município de São Paulo, por duas gestões; gerenciou o Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente e o Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. É consultora, formadora e supervisora sobre direito à convivência familiar e comunitária, cuidados alternativos e Apadrinhamento Afetivo pela empresa de Consultoria Viva Meninada e pelo Neca. Coordenadora do GT sobre Conselho Tutelar e assessora na coordenação de projetos e formação de Conselhos Tutelares pelo Neca.
Justificativa:
O Apadrinhamento Afetivo é um direito garantido por lei (Lei nº 8.069/90 – ECA) a crianças e adolescentes que se encontram em Serviços de Acolhimento Institucional ou familiar, com remota possibilidade de reinserção à família de origem ou colocação em família por adoção.
Esclarecer a função do Apadrinhamento Afetivo é primordial e tem como finalidade ampliar a compreensão dos serviços e de toda rede sobre este papel.
A disponibilização do afeto verdadeiro é um gesto de cidadania, de compromisso com o outro. A convivência possibilitada pelo Apadrinhamento Afetivo pode poupar ou reduzir os danos causados pela ausência da convivência familiar de muitas crianças e adolescentes, contribuindo para a construção e fortalecimento de sua identidade.
Uma relação afetiva verdadeira, um vínculo emocional forte, podem favorecer a construção de relações mais sólidas no futuro, mudando o rumo da vida de crianças e adolescentes que passam por essa experiência. Descobrir “quem somos e o que podemos” passa pelo olhar do outro e pelas relações que construímos.
Objetivo:
v Efetivar a garantia da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com remotas chances de adoção, moradoras dos serviços de acolhimento institucional e familiar de seu município.
Público a ser alcançado:
v Dirigentes e técnicos dos serviços de acolhimento institucional e familiar.
v Equipes das Varas, promotorias, defensorias públicas e defensorias da infância e juventude.
v Gestores municipais de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
v Equipes de CREAS.
v Conselheiros tutelares.
v Estudantes universitários.
Metodologia:
v Exposição dialogada.
v Tecnologias de construção de fluxos.
v Levantamento de procedimentos e processos internos ao serviço.
v Mapa de rede e fluxos externos do serviço.
v Apresentação de vídeos.
v Dinâmicas de grupo.
Conteúdo programático:
v Concepção do Apadrinhamento Afetivo.
v Marco legal, onde se localiza e como se justifica.
v Fluxo de elaboração e construção do serviço.
v Fluxo de execução, justificativa e concepção.
v Parcerias necessárias a uma boa execução.
v Acompanhamento, avaliação e monitoramento do serviço.
Sobre o Curso:
“Apadrinhamento Afetivo é ter alguém que acolhe, escuta e orienta crianças e adolescentes acolhidos, garantindo-lhes convivência familiar e comunitária e oportunidade para novos caminhos na vida.”
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 355,00 (Trezentos e cinquenta e cinco reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
· O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
· É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
· A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
· Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
· Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
· Mais informações pelo e-mail: cursos2024@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.