“Projeto Político Pedagógico na medida socioeducativa em meio aberto”
Cursos Neca 2024
Cursos on-line – 1º semestre de 2024
Nome do curso:
Projeto Político-Pedagógico na medida socioeducativa em meio aberto
Datas do curso:
Turma 1 – Maio: 6, 7, 10 e 17, das 8h às 12h
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSIVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Carga Horária total:
16 horas. Serão 4 encontros de 4 horas.
Plataforma de interação:
Zoom ou Google Meet
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao aluno para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular e a plataforma escolhida seja o Zoom, será necessário baixar o aplicativo.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Neusa Francisca de Jesus
Mestra e doutora em Serviço Social pela PUC /SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Foi docente da Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, nesta Universidade atuou como Coordenadora e Professora no Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, no Curso de Especialização Adolescente em Conflito com a Lei e no Curso de Graduação em Serviço Social.
Atualmente, é membro da equipe técnica do Programa Saúde do Adolescente e da Comissão Científica do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde/SP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI)-PUC/SP. Presta consultoria e assessoria a programas e projetos no campo das Políticas para a Infância, Adolescência e Juventude, incluindo a política de medidas socioeducativas.
Justificativa
O projeto político pedagógico é um instrumento importante para dar sentido ao trabalho de uma equipe multidisciplinar que atua em serviços de medidas socioeducativas. Ele explicita a consciência que a instituição tem sobre a importância dos objetivos, metas, ações, recursos, resultados e prazos que orientam a gestão e norteiam a operacionalização das ações.
As mudanças ocorrem especialmente, quando as equipes produzem conhecimentos e desenvolvem habilidades num processo de construção coletiva de propostas de ações a serem executadas durante determinado período de tempo.
Por isso, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros da equipe devem consultar a cada tomada de decisão. Por se constituir num documento vivo, serve de referência para guiar a formação de cidadãos responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente para modificar os rumos da sociedade. Ao mesmo tempo, define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de novas aprendizagens.
Ao juntar as três funções, o PPP ganha a força de um guia e atualizador da reflexão sobre a práxis político- pedagógica. Ele possibilita um novo jeito de saber-fazer que implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridos os
adolescentes e suas famílias.
Para abarcar essas dimensões política e pedagógica, o processo de elaboração do PPP tem sua essência na coletividade, no diálogo e na participação de todos os sujeitos envolvidos.
O espaço de execução das medidas socioeducativas como ambiente socializador e educativo deve favorecer a adolescente e ao adolescente construir uma visão de mundo e de si mesmo como sujeito de direitos, estimulando a capacidade de descobrir, produzir, criar e refletir sobre sua conduta, atendendo aos objetivos das medidas socioeducativas previstos no SINASE.
Objetivos:
v Refletir sobre referências, concepções, ideias e fundamentos que embasam as ações pedagógicas no contexto das medidas socioeducativas.
v Identificar e aprofundar os objetivos do Projeto Político Pedagógico, os processos, os
fluxos e etapas do atendimento socioeducativo.
v Construir coletivamente um roteiro preliminar de um projeto Político Pedagógico.
v Possibilitar experiências grupais à luz da reflexão teórica, problematizando conteúdo, organização e metodologia das práticas pedagógicas.
v Prever a construção e articulação de estratégias que dê consistência e opere transformação dos serviços socioeducativos.
Público a ser alcançado:
Agentes públicos (gestores e técnicos) das Prefeituras Municipais; profissionais da área da Assistência Social, especialmente dos CREAS; integrantes da Comissão Municipal do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase); gestores, orientadores, educadores sociais e técnicos que atuam em serviços de medidas socioeducativas em meio aberto; conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e – Integrantes do Sistema de Justiça.
Metodologia
v Exposição dialogada.
v Alinhamento conceitual sobre o tema.
v Discussão de situações cotidianas vivenciadas e analisadas pelos participantes.
v Dinâmicas de grupo e exercícios individuais e coletivos.
v Apresentação de vídeos.
v Discussão e análise de casos práticos e de material de apoio complementar.
v Construção de parâmetros e roteiro para a elaboração do PPP.
Conteúdo Programático
v Normas legais e orientações técnicas para os serviços de atendimento em meio aberto.
v Concepção de projeto político pedagógico e seus pressupostos técnico-políticos, com base nos parâmetros e normas legais das medidas socioeducativas em meio aberto.
v Visão estratégica e elementos do PPP envolvendo o cotidiano em seus aspectos administrativos, financeiros, pedagógicos e articulações institucionais e redes.
v Diretrizes pedagógicas
v Etapas preparatórias para a elaboração e implementação do PPP; fluxos do atendimento, procedimentos, funções, competências, prazos.
v Plano de ação
v Execução e mecanismos de monitoramento e avaliação do projeto político pedagógico.
Sobre o curso:
“O Projeto Político-Pedagógico se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação, em um documento que serve de referência para todos os membros da equipe. Ele define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de novas aprendizagens e de protagonismo dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. ”
Investimento:
Valor por inscrição: R$355,00 (Trezentos e cinquenta e cinco reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
· O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
· É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
· A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
· Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
· Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
· Mais informações pelo e-mail: cursos2024@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.