Produções de parceiros: Proteção integral à criança e ao adolescente
A produção desta série foi feita a partir de discussões do GIAAA – Grupo de Investigação sobre Acolhimento Familiar, Abrigamento e Adoção, constituído por profissionais da área de Psicologia e Serviço Social do Fórum de Ribeirão Preto e pesquisadores do CINDEDI – Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil da FFCLRP – USP, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira.
O objetivo foi construir um material didático e original – através de desenho animado, debates, depoimentos – que pudesse servir como apoio aos profissionais que atuam nos serviços de proteção integral às crianças e adolescentes, e também às famílias envolvidas.
A série é composta por quatro vídeos com os respectivos encartes, que estão disponíveis no Site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Clique na imagem abaixo para entrar na página e fazer o download dos vídeos:
O primeiro vídeo foi patrocinado pela Fundação Camargo Corrêa/AASPTJ-SP – Associação de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – e os demais patrocinados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/CEJAI – Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional. Esta edição conjunta dos quatro vídeos foi financiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da USP.
“Que casa é essa? O abrigo enquanto um acolhimento de qualidade à criança e ao adolescente” (2007)
Os abrigos devem prover ambientes e programações adequados ao desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes. Isso inclui acolhimento às famílias, colaborando para a reintegração familiar conforme requerido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – e, quando isto não é possível, para sua integração em uma família substituta. Este vídeo é destinado aos profissionais de abrigos e equipe multiprofissional envolvida.
“Delicada Escolha: uma família para a criança e uma criança para a família” (2008)
Este vídeo destina-se aos candidatos à adoção que procuram o Fórum para se cadastrar, de maneira a prepará-los para os assuntos que serão abordados na entrevista de cadastro. Além disso, ele fornece um material reflexivo e de apoio para os profissionais da equipe interdisciplinar das Varas de Infância e Juventude que realizam essa entrevista, auxiliando-os a investigar as possíveis opções de cada candidato. Isso pode favorecer o encontro de uma família para essa(s) criança(s) e/ou adolescente(s), contribuindo para uma melhor integração entre eles.
“Diferentes Adoções – uma nova cultura de acolhimento” (2008)
O acolhimento de grupo de irmãos, de crianças mais velhas e/ou adolescentes, de portadores de deficiências físicas, mentais, ou com alguma doença crônica e daqueles que já foram devolvidos, demanda adotantes e comunidade com abertura para enfrentarem as especificidades dessas diferenças. Este vídeo destina-se a candidatos à adoção e profissionais envolvidos com o tema e propõe-se a discutir essas questões de maneira a favorecer um acolhimento que possa contribuir para o desenvolvimento de vínculos e experiências significativas na vida dessas famílias.
“A gente volta para casa? – Reflexões sobre o processo de reintegração familiar” (2009)
Relações afetivas existem e persistem mesmo em famílias que passam por sérias crises e violência. O afastamento da família de origem torna-se necessário quando os filhos estão sendo submetidos a algum tipo de violência ou a séria negligência. O objetivo maior é reintegrá-los o mais rapidamente possível à família, dando-lhes subsídios para superarem as dificuldades que vêm enfrentando. Este vídeo destina-se àqueles que podem e devem colaborar no trabalho de reintegração familiar: diversos setores públicos, em especial os abrigos, pessoas da comunidade e amigos daqueles familiares.