Trabalho Social com Famílias é tema de formação realizada pelo Neca com equipe do Creas de Limeira (SP)
o
No dia 2 de dezembro, o Neca finalizou a primeira etapa da formação sobre o Trabalho Social com Famílias (TSF), com a equipe do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – da rede socioassistencial de Limeira (SP).
Em seis encontros, com três horas de duração cada, a formadora do Neca, Giany Povoa, reuniu-se com os(as) 12 técnicos(as) do Ceprosom – Centro de Promoção Social Municipal de Limeira, a fim de discutir as bases teórico-metodológicas do TSF na Proteção Social Especial de Média Complexidade.
Segundo Giany, durante os encontros foram trabalhados conteúdos como vulnerabilidade e risco social, avaliação e análise da capacidade protetiva das famílias, elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar, funcionamento do Creas e discussão de casos.
O grupo de participantes, formado por assistentes sociais e psicólogos(as), destacou como principal aspecto da formação as ferramentas para análise e acompanhamento com as famílias.
Para a formadora, o trabalho foi “muito produtivo, porque o grupo é extremamente participativo e trouxe sua prática cotidiana para a reflexão”.
Em 2023, essa mesma equipe participará com o Neca da elaboração do protocolo de atendimento do Creas e supervisão do trabalho de acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Ao término de um dos encontros, uma participante encaminhou à formadora um trecho da música AmarElo, de Emicida, reforçando a discussão de que o TSF precisa apontar as potencialidades das famílias e não apenas suas fragilidades. A letra diz o seguinte:
Permita que eu fale, e não as minhas cicatrizes / Elas são coadjuvantes, não, melhor, figurantes / Que nem devia tá aqui / Permita que eu fale, e não as minhas cicatrizes / Tanta dor rouba nossa voz, sabe o que resta de nós? / Alvos passeando por aí / Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes / Se isso é sobre vivência, me resumir à sobrevivência / É roubar um pouco de bom que vivi.
#Neca #criança #adolescente #formação #pesquisa #assessoria #famílias #creas