Comitê de acompanhamento de Projeto desenvolvido pelo Neca, em Santana de Parnaíba (SP), realiza primeira reunião

O Comitê de Acompanhamento do Projeto “Formação e supervisão para o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, para o Conselho Tutelar e assessoria para a elaboração do fluxo de atendimento de crianças e adolescentes afastados dos cuidados parentais do município de Santana de Parnaíba/SP” realizou, em 16 de agosto, a primeira reunião.
A Secretária de Desenvolvimento Social do município, Andréa Bueno, abriu a reunião reforçando a importância do projeto e da formação continuada para profissionais que atuam no serviço de acolhimento institucional e no Conselho Tutelar. Destacou processos formativos que valorizem a bagagem profissional e pessoal de profissionais que atuam na média e alta complexidade, além de contribuir para o fortalecimento da rede de garantia de direitos do município.
O Projeto, que vem sendo desenvolvido pelo Neca, foi iniciado em agosto de 2022. Com duração de um ano, tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e suas famílias no município de Santana do Parnaíba. Para isso, serão realizadas ações no sentido de a) Mobilização da Rede de Proteção dos direitos da criança e do adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos para a elaboração do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes afastadas dos cuidados parentais, b) Fortalecimento da intersetorialidade e da complementaridade entre as diversas políticas públicas e os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos no município, c) Reordenamento do Acolhimento Institucional para oferta de um atendimento qualificado, condizente com as necessidades da Criança e do Adolescente, d) formação e supervisão para práticas reflexivas e transformadoras dos educadores e equipes técnicas do serviço de acolhimento, colocando a criança e o adolescente no centro das intervenções. e) Formação específica ao Conselho Tutelar sobre as normativas legais, os fundamentos teóricos e estudos de caso, abordando também aspectos gerais de sua prática cotidiana e proporcionando atitudes cooperativas entre os pares.
O projeto, atualmente, é coordenado por Milton Fiks, com a participação da pesquisadora Vanessa Pipinis. Posteriormente, a coordenação caberá à pesquisadora Dayse Bernardi.
Participaram da primeira reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto: Andrea Bueno (Secretária de Assistência Social) – Secretaria Desenvolvimento Social, Eliane Valione – Secretaria de Desenvolvimento Social, Erika Pressoto – Gestão SUAS, Maria do Carmo Pereira Leonardo e Marcela Flavia Freitas Menino – Conselho Tutelar, Debora Regina Castilho – CREAS, Sylvia Coutinho GT P Correia – Tribunal de Justiça, Natacha Caldeira Pontes – Secretaria de Saúde, Jane Ap. Porcino de Oliveira Santos – Secretaria de Educação, Alessandra Medeiros e Giovana M Tossige Q Santos – Casa de Acolhimento, Renata Ucci – OAB, Milton Fiks e Vanessa Pipinis – Neca.

#Neca #criança #adolescente #infância #formação #supervisão #assessoria #conselhotutelar #SantanadeParnaíba