Assista o documentário “Negligência de quem?”
#repost @apiboficial
O documentário “Negligência de quem?”, cuja estreia foi no dia 24/11, aborda um tema delicado e urgente: o afastamento compulsório de crianças indígenas guarani e kaiowá de suas mães.
As filmagens se passam na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul: segundo local com maior população indígena do Brasil.
O documentário aborda casos como o de Elizabeth, Marilda ou Élida que tiveram seus filhos levados pelo Conselho Tutelar sob a alegação de abandono e negligência.
A população indígena desta região vem sofrendo com um conflito de terras que já perdura décadas, fator que agrava a situação de precariedade que aflige grande parte destas famílias. A resposta do Estado para esta situação é intervir de maneira agressiva e levar as crianças para abrigos, sem considerar a cultura e a realidade que elas vivem.
O antropólogo Spensy Pimentel chama a atenção para a grande quantidade de crianças indígenas abrigadas na região, o que leva a crer que existe sim um racismo institucional que propaga um discurso preconceituoso contra a população indígena.
Afastar estas crianças de suas mães é agravar a crise humanitária e social que persiste neste local. É tirar a voz destas mães e não inclui-las nas decisões das vidas de seus próprios filhos.
Veja o documentário completo no link:
#VidasIndigenasImportam