“Curso Básico de Formação para Serviços de Acolhimento Institucional”
Cursos Neca 2024
Cursos on-line
Curso:
Curso Básico de Formação para Serviços de Acolhimento Institucional
Realização:
Novas Datas
– Novembro: 18, 25 e 29, das 13h às 16h
– Dezembro: 02, 06, 09, 13, 16, 20 e 23 das 13h às 16h
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
Carga horária total:
30 horas. Serão 10 encontros de 3 horas.
Plataforma de interação:
Zoom
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados
na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular e a plataforma escolhida seja o Zoom, será necessário baixar o aplicativo.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professor responsável:
Milton Fiks
Psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista. Analista institucional com experiência em supervisão institucional de programas e serviços na área da proteção social e dinâmicas de grupo. Consultor na área de capacitação de equipes, desenvolvimento organizacional e responsabilidade social. Facilitador de projetos de empreendedorismo social. Professor na área de gestão de pessoas e comportamento. Autor de livros e textos na área da proteção social especial, entre eles “Perspectivas – Formação de Profissionais em serviços de acolhimento”. Membro do Comitê Gestor do Neca.
Justificativa:
Os serviços de acolhimento institucional, ao longo dos anos, vêm, gradativamente, se profissionalizando e se adequando à Doutrina da Proteção Integral. No entanto, sair da lógica da filantropia para a lógica do direito ainda é um desafio para alguns serviços. Novos paradigmas implicam rever conceitos e práticas.
Os trabalhadores da Assistência Social, neste sentido, precisam cada vez mais se qualificar e entender o papel que ocupam no Sistema de Garantia de Direitos. Necessitam também lidar com as complexidades e as incompletudes. As novas demandas e interfaces com outros atores da rede socioassistencial exigem que o atendimento dos serviços de proteção se especialize cada vez mais para atender da melhor forma possível as crianças e adolescentes que têm os seus direitos violados.
O presente curso procura fazer um voo panorâmico, abordando os diversos temas que envolvem o cotidiano e os desafios dos cuidados alternativos com os quais os trabalhadores se depararão nos serviços de acolhimento institucional.
Objetivos:
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria do atendimento destinado às crianças e adolescentes acolhidos e às suas famílias, por meio do processo de qualificação da equipe de trabalhadores do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes.
Objetivos Específicos
· Estimular o conhecimento crítico das normativas legais e dos marcos regulatórios das políticas sociais vigentes, em diálogo com as realidades municipais.
· Provocar um processo reflexivo sobre as práticas usuais de cuidado e proteção utilizadas com as crianças e os adolescentes acolhidos, com suas famílias e comunidade, compondo gradualmente a leitura do contexto de acolhimento institucional.
· Apoiar a articulação e a integração de conhecimentos e recursos dos profissionais, visando à qualificação do cuidado institucional para a melhoria da proteção oferecida e a reinserção familiar e comunitária das crianças e adolescentes
acolhidos.
· Promover o processo de reflexão/discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) para a construção coletiva de estratégias positivas de cuidado, proteção, educação e reparação nos serviços de acolhimento institucional.
· Refletir sobre temas transversais ao serviço de acolhimento.
· Incentivar o desenvolvimento de práticas compartilhadas de proteção e de reintegração familiar, por meio dos Planos Individuais de Atendimento (PIAS).
Público a ser alcançado:
Profissionais da Assistência Social que atuam na proteção especial de alta complexidade (Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Gerentes, Educadores/ Cuidadores).
Metodologia:
Mediante a exposição dialogada de temas relevantes, a metodologia possibilita a troca de experiências e revisão de conceitos. Com isso, muito além de uma formação conceitual e instrumental, a formação visa ao fortalecimento dos profissionais para que possam planejar e realizar as mudanças viáveis das práticas cotidianas, de modo a qualificar suas ações de acolhimento, reparação, socioeducação e reintegração familiar e comunitária.
Para tanto, serão utilizados os seguintes recursos: dinâmicas, exposição dialogada, filmes etc.
Conteúdo programático:
v Apresentação da equipe
v Levantamento de expectativas
v Constituição de equipe de trabalho
v Marco Regulatório: Implicações para a prática
v História das Políticas Públicas
v Sistema de Garantia de Direitos e seus atores
v Papel do educador
· A evolução histórica do papel do educador e suas diferentes denominações em função das práticas de acolhimento
· Os marcos regulatórios e o papel do educador
· O serviço de acolhimento como lugar de educação (PPP)
· Cuidados básicos
· Educador como referência e educador de referência
· Todos somos educadores (cargo e função)
· A escuta compreensão do outro
· O papel e os limites
· O vínculo como ferramenta de trabalho
· O diálogo
· Conhecer a história
· Valorizar a potência dos grupos
· Minimizar preconceitos
· Reconstrução e ressignificação das histórias de vida
· Não revitimização
· Orientação e construção compartilhada de um projeto de vida
· PIA
· Mediação com a cultura
· Ética profissional e sigilo
v Formação de Equipe
v A Rotina do abrigo
· Como aspecto pedagógico/educacional
· A rotina e a organização espaço/temporal
· Rotina limites e autonomia
· Rotina e organização coletiva organizacional
· Conflitos e dinâmicas entre os plantões de educadores
· Comunicação interna
v Projeto Político Pedagógico (PPP)
· Discussão sobre a importância do Projeto Político Pedagógico
v Plano Individual de Atendimento (PIA)
· Ideias força que embasam a realização do PIA
· Novos referenciais decisórios mais participativos
· Estudos de caso como base para o PIA
· Instrumento da proteção integral
· Consolidação do Plano Individual
· Instrumento de individualização
· Pactuação do sistema de justiça
· Instrumento de Planejamento
· PIA e o PPP
· A participação da criança/adolescente a família
· Audiências concentradas e o PIA
v O Trabalho com as famílias
· Abordagens
· Fatores dificultadores
· Formas de trabalhar a família
· Ferramentas para trabalhar com as famílias
v Redes
· Articulação setorial e redes
· Desafios para trabalhar em rede
v Os vínculos e a teoria do apego
· Os bebês e o desenvolvimento infantil
v Resiliência
· O Brincar e as atividades socioeducativas
v Mediação de Conflitos e manejos
v Comunicação
v Violências
v Sexualidade, gêneros e diversidade
v Drogas e o uso abusivo de substâncias psicoativas
v Racismo, exclusão e vulnerabilidades
Sobre o Curso:
“Ao final deste curso, o participante estará formado sobre temas relevantes conceitos, legislações, metodologias e práticas básicas necessárias para um profissional compreender e atuar em um Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”.
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 560,00 (Quinhentos e sessenta reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
· O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
· É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
· A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
· Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
· Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
· Mais informações pelo e-mail: cursos2024@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.