“Práticas metodológicas no trabalho com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”
Cursos Neca 2024
Cursos on-line
Nome do curso:
Práticas metodológicas no trabalho com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Realização:
Novas Datas
– Agosto: dias 9, 20, 23 e 30 das 13h00 às 17h00
ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br
.
Carga horária total:
16 horas- Serão 4 encontros de 4 horas
Plataforma de interação:
Zoom ou Google Meet
E-mail:
Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Caso o acesso seja feito pelo celular e a plataforma escolhida seja o Zoom, será necessário baixar o aplicativo.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professor responsável:
Lucas Carvalho
Educador Social, tem graduação em psicologia. É consultor na área da infância e juventude. Atua com capacitação e supervisão clínico-institucional de trabalhadores de Serviços do SUAS. Facilitador de processos de convivência e fortalecimento de vínculos para jovens em Serviços de Acolhimento institucional. Atuou no Programa Refugiados Urbanos, do Projeto Quixote – voltado para o atendimento de crianças e jovens em situação de rua no centro de São Paulo. Atuou na equipe do Instituto de Psicologia da USP no atendimento em Plantão Psicológico de jovens nas unidades de internação da antiga Febem.
Participou da construção da Metodologia “Quadros” e do livro “Vozes e Olhares: uma geração nas cidades em conflito”, ferramenta disparadora de conversa com jovens em situação de vulnerabilidade, sendo finalista do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.
Justificativa:
Conceitos e metodologias são construções muito importantes, especialmente quando se referem a práticas e campos que atuamos. Dizem sobre de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir. São como mapas ético-político. Mas não são os mapas que percorrem os caminhos, as trilhas são feitas por pessoas. É também muito importante prestarmos atenção nas e às pessoas. Quando ficam motivadas, quando compreendem as rotas, quando se cansam e esmorecem ao atravessar áridos terrenos, quando se perdem ansiosamente atrás de atalhos, quando se frustram ao projetar imaginários oásis.
Nas nossas cotidianas práticas não se há um único fim e sim percursos. Nos disponibilizamos a ser companhia ao outro. Por vezes, companhia em longas jornadas, por vezes árvore que oferta refúgio momentâneo. Lugar de respiro, oferta de estar ao lado do outro, tendo porquês e para quês, contudo sendo acolhedores e respeitosos com o tempo, com a vida do outro.
Cuidado não é controle. Respeito ao tempo não é descaso. Promover protagonismo não é desamparar. Esperançar não é resignação. Estejamos atentos a essas bordas.
O acompanhamento do cumprimento de medidas socioeducativas impõe à equipe técnica desafios que envolvem a compreensão não só do contexto em que vivem os adolescentes, como também dos
fatores que os levaram a cometer um ato infracional. Compreender esses aspectos é superar visões pré-estabelecidas e unidimensionais que levam à construção de estereótipos, que podem interferir negativamente no acompanhamento… A postura motivada pela alteridade pressupõe colocar-se no lugar do outro, não apenas identificando e reconhecendo as diferenças, que são facilmente perceptíveis, mas incorporando a experiência e os valores deste outro como canais de compreensão do mundo, exercitando assim, a revisão dos seus próprios valores e compreendendo como legítimas outras condições e estilos de vida.
(Caderno de Orientações Técnicas –
Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto).
Juventudes em conflitos com as leis, cidades em conflitos com as juventudes. Qualificar, aprimorar e fortalecer seu ofício não pode ser uma escolha, é um compromisso inerente a quem se propõe a atuar no campo da Medidas Socioeducativas.
Objetivo:
vVivermos uma experiência de mútua companhia e construção de cuidados e reflexões sobre nosso ofício, numa proposta de um espaço horizontal, democrático e libertário.
vCompartilhar, conhecer e experimentar diversas metodologias facilitadoras de Bons Encontros, nos trabalhos individuais e com grupos de jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas.
Criar propostas de atividades, a partir do vivido no curso, pautada pelas Orientações Técnicas – Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Público a ser alcançado:
Profissionais que já atuam (ou que desejam atuar) direta ou indiretamente com juventudes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Metodologia:
v Por meio de diferentes recursos e experimentações, desenvolveremos construções conceituais e práticas que apoiam a nossa atuação junto as juventudes em Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
v Produziremos um intercâmbio de saberes e metodologias entre todos os participantes, as ações que já estamos fazendo e as que desejamos realizar em nossos territórios.
Conteúdo programático:
v Juventudes.
v As Juventudes nos serviços de MSE-MA.
v Sinase e Caderno de Orientações Técnicas – Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
v Metodologias potencializadoras de Bons Encontros.
v Método Quadros.
Sobre o curso:
“O que mais me marcou é estar no meio de tantas pessoas que apesar das dificuldades encontradas em sua atuação, permanecem acreditando em algo melhor para os adolescentes e principalmente respeitando esses indivíduos na sua singularidade.”
“Me marcou a fluidez e interação do grupo para tratar com leveza de assuntos tão tensos; observar que são todos profissionais com o objetivo de melhorar os seus serviços, com foco no usuário, demonstrando dedicação e carinho. ”
“A tranquilidade na qual o grupo foi conduzido. Na sabedoria de compreender que o resultado pode não ser agora e que às vezes essa busca pela solução imediata é só vaidade. Na simplicidade e ao mesmo tempo na riqueza das metodologias apresentadas. Na importância do escutar. ”
“Saio de curso com vontade de explorar os conhecimentos apreendidos com a equipe e desconstruir barreiras e ampliar as pontes e enriquecer-me mais e mais com esse grupo que formamos com empatia, harmonia, sintonia e aprendizagem. ”
“Saio com vontade de adquirir mais práticas e menos teorias, vontade de aprender sempre mais, uma bagagem de aprendizado imensa. Cheguei tensa e saio tranquila, a acolhida de todos foi perfeita. Enfim, saio com vontade de voltar, mais e mais vezes.”
“Saio desse curso com vontade de fazer mais, conviver mais, envolver mais pessoas, construir metas de trabalho acolhedoras e de encarar os desafios diários sem ansiedade. ”
Investimento:
Valor por inscrição: R$ 355,00 (Trezentos e cinquenta e cinco reais)
Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.
Forma de contratação e pagamento:
Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.
Certificação:
· O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.
· É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.
· A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.
· Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
· Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.
· Mais informações pelo e-mail: cursos2024@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.