A Política de Assistência Social na seguridade social e na proteção social afirma os direitos socioassistenciais como instrumento para o enfrentamento das desigualdades e a promoção da equidade e da justiça social.

 

No atual cenário da Assistência Social brasileira em que o aumento da demanda por proteção social surge justamente no momento de ameaça de cortes orçamentários é importante que os gestores municipais possam ter oportunidades de discutir alternativas para o enfrentamento de novos desafios da gestão cotidiana com olhar mais estratégico e democrático para garantir proteção social aos seus usuários, com maior clareza e eficácia.

 

Público alvo:

Secretários municipais da Assistência Social, Secretários adjuntos, Assessores, Coordenadores de Proteção Social

 

Local da formação:

Hotel Matiz Manhattan - conheça

Rua Haddock Lobo, 867 - Cerqueira César

São Paulo - SP, 01414-001

 

Carga horária:

24 horas, distribuídas em 2 dias e meio

 

Terça-feira, 28 de novembro

12h00 - 14h00

Recepção e Alojamento

Eixo1: Marco Regulatório e desafios da Política de Assistência Social

 

14h00 - 15h00

Paletra de abertura - Gestão de Politicas Sociais e Direitos Humanos

Isa Guará

 

15h00 - 16h30

"Parâmetros e normas legais e sua efetivação na gestão municipal da assistência social" - Estratégias para Operacionalização da Política Nacional de Assistência Social

Jane Valente

 

16h30 - 17h20

Coquetel de integração

 

17h20 - 19h20

Roda de conversa  e encerramento

Silvia F. MacDowell e Isa Guará

 

 

Quarta-feira, 29 de novembro

Eixo2: Gestão Pública. planejamento, execução e avaliação das políticas sociais

8h30 - 10h30

"Planejamento: diagnóstico, planos, execução e avaliação" - Conselhos, Planos e Financiamento (CFP)

Silvia Mac Dowell

 

10h30 - 11h00

"Café com prosa

 

11h30 - 13h00

"Sistema de monitoramento e avaliação de políticas, programas e da ação governamental" - Transparência, responsabilização e participação

Alice DiGam

 

13h00 - 14h20

Almoço

 

14h20 - 16h00

"Estrutura e funcionamento da política municipal de assistência social" - Gestão de benefícios, serviços e programas: CRAS e CREAS

Silvia Brito

 

16h00 - 16h30

Café com prosa

 

16h30 - 17h30

"Complexidade e desafios do atendimento: terrirorialidade e matricialidade sociofamiliar" - Planos, pactos, normas, orientações, regulamentos e nossa realidade cotidiana

 Alice DiGam

 

Quinta-feira, 30 de novembro

Eixo 3: Discutindo estratégias, recursos e caminhos da gestão municipal

8h30 - 12h30

Discussão sobre desafios e alternativas para a gestão municipal - Elaboração de um plano de metas de gestão

Isa Guará e Silvia Mac Dowell

 

12h30 - 14h00

Almoço

 

14h00 - 16h30

Apresentação de plano de metas de gestão e análise e sugestões para o Plano de Metas da Gestão - Retomada dos pontos levantados na Discussão

Jane Valente, Silvia Brito e Alice DiGam




VALORES:

Curso + hospedagem INDIVIDUAL  R$ 2.080,00

Curso + hospedagem QUARTO DUPLO  R$ 1.820,00


 

 

Obs1: A hospedagem inclui café da manhã e almoço no hotel para os dias 29 e 30 de novembro. Caso haja necessidade de agendar almoço para o dia 28, fazê-lo diretamente com o hotel Matiz Manhattan.

 

Obs2: Todos os participantes devem responder ao questionário de pesquisa após realizarem a inscrição - Este será enviado para o e-mail de cadastro do participante.

Inscreva-se

PROFESSORAS

Jane Valente

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora durante 07 anos do Serviço SAPECA que há 20 anos atua no Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescentes. Foi Assessora técnica da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Prefeitura Municipal de Campinas. Membro do Núcleo da Criança e do Adolescente da PUCSP. Membro do Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária. Consultora da Rede Latino-americana de acolhimento familiar - RELAF. Ex-Secretária Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas de 2013 a 2017. Realiza palestra e capacitação no tema serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.

Isa Guará

Pedagoga, psicopedagoga. Mestre e Doutora em Serviço Social PUC/SP. Membro do Comitê Diretivo do Neca, onde tem atuado desde 2005 como coordenadora, assessora, avaliadora e pesquisadora no desenvolvimento, execução e avaliação de projetos de educação social e proteção, docente de cursos e palestrante. É membro do Conselho de Administração do CENPEC- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Foi professora do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Anhanguera até 2016 e coordenadora do NEPSE- Núcleo de Estudos em Socioeducação.  É membro do Comitê Gestor da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente- NECA. Atua como docente, pesquisadora e assessora de programas e projetos na interface educação, educação social, justiça e assistência social nas áreas de formação , avaliação, pesquisa, gestão e implementação de projetos e políticas públicas.

Alice Dianezi Gambardella

Socióloga, mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC de São Paulo. Atua como docente nas áreas: indicadores sociais, sistema de informação, avaliação e monitoramento de programas e políticas públicas. Foi consultora PNUD para realização de pesquisa do Programa de Apoio Integral à Família - PAIF/MDS. Atua em pesquisas relativas à avaliação de Políticas Públicas, Políticas de Segurança Alimentar, Transferência de Renda entre outras Políticas Sociais de Proteção social. Foi pesquisadora DTI-CNPq para avaliação da implementação de Centros-Dia no âmbito da Política Nac. de Assistência Social . Possui aptidão para desenvolvimento de Planos Diretores e demais modalidades de Planejamento Estratégicos de âmbito social a partir de métodos colaborativos/participativos. Atualmente é pesquisadora Pós-Doc em projeto que versa sobre a Análise da Capacidade Protetiva de Famílias Beneficiárias de Programas de Transferência de Renda no Estado da Paraíba sob a perspectiva da análise sócio territorial aplicada à serviço da gestão pública.

Silvia Ferreira Mac Dowell

Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Atualmente é professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Administração de Empresas do Centro Universitário Senac de São Paulo. Também leciona no curso de Pós Graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência em consultoria e projetos na área de desenvolvimento organizacional e recursos humanos, gestão estratégica, planejamento de políticas públicas e projetos de intervenção na área socioambiental.  

 

Silvia Jeni L. P.de Brito

 Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009).Docente de Pós-Graduação. Assistente Social na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas. Foi conselheira, vice-Presidente e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas-SP Gestão 2008-2011.Atua principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, benefício de prestação continuada (BPC), políticas públicas para o idoso e para a pessoa com deficiência e controle social.