Dois projetos do NECA são aprovados no CONDECA/SP

No esforço institucional de desenvolver projetos sociais que respondam às necessidades de crianças e adolescentes do país, o NECA respondeu ao Edital de chamamento público e teve dois projetos aprovados em julho de 2024 pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (CONDECA), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS). São eles:
1. “A municipalização do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em municípios paulistas” – proposta estadual
2. “Implantação da escuta protegida e da política municipal de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências em dois municípios do ABC”.
Ambos os projetos foram apresentados ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes do Estado de São Paulo e o NECA está apto à CAPTAÇÃO DE RECURSOS, de acordo com a publicação no DOE de 15 de março de 2024 e retirratificado no mesmo Diário Oficial, em 4 de julho de 2024, pelo prazo de 2 (dois) anos, a contar da data de emissão do Certificado de Autorização para Captação e devidamente enviado para a Organização/Município proponente.
(mais…)Cursos NECA 2025

o
Clique aqui e conheça todos os cursos!
Conversa+Ação Neca – Boletim Informativo – 08.01.2025

A Diretoria do NECA compartilha o Boletim Informativo 6 – julho a dezembro de 2024.
Boa Leitura.
Clique aqui para baixar o Boletim Informativo.
#Neca #criança #adolescente #infância #juventude #famílias #assessoria #cursos #formação #pesquisa #supervisão #conversa+ação
Neca participa da posse dos Conselheiros de Direito do CMDCA/SP

o
O NECA, representado pela diretora Maria do Carmo Krehan e a associada, formadora Patrícia Kelly Ferreira, participou hoje (31/07), da posse dos(as) Conselheiros(as) de Direitos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/SP, que exercerão o mandato 2024/2026.
(mais…)Fortelecendo o SUAS

o
A Constituição Federal Brasileira de 1988, chamada Constituição Cidadã, confere pela primeira vez a condição de política pública à Assistência Social, constituindo com a Saúde e a Previdência Social o tripé da Seguridade Social. Assim, a Assistência Social deixa de ser assistencialismo e benemerência tornando-se direito do cidadão e dever do Estado.
Em 1993, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) estabelece normas e critérios para a organização da assistência social, abrindo caminho para a definição de outras leis, normas e critérios objetivos.
(mais…)Conselho Tutelar: formações e assessoria do Neca

Virou Estrelinha! – confira a matéria de nossa associada, Antiella Ramos, para o Jornal Debate
Antiella Carrijo Ramos é psicóloga, trabalhadora da Assistência Social em Santa Cruz do Rio Pardo, associada do Neca e colunista do Jornal Debate. Em sua última matéria, ela fala, de forma extremamente delicada, sobre o quanto a pandemia tem afetado crianças e adolescentes. Confira abaixo:
Tenho encontrado dificuldade em transformar o que sinto em palavras. Cheguei a pensar que não tinha mais nada a dizer! Minha prolixidade no processo da escrita, que sempre percorreu caminhos tão afetuosos, teima em permanecer na tristeza. Vivo na espera de recuperar a capacidade de sonhar e acreditar que a minha ação no mundo ainda tenha alguma serventia. Por hora peço paciência com essa escrevedora, que tem encontrado no sofrimento humano a fonte da sua criatividade.
Um dos momentos mais difíceis que vivi como psicóloga foi noticiar a morte de uma mãe para os filhos que viviam no abrigo. Naquele dia não sabia o que dizer, busquei referências que pudessem me ajudar a ajudar aquelas crianças. Se é que existe algo que você possa dizer para diminuir a dor de perder quem amamos. Enquanto o menino pequeno corria, sem entender muito bem o que acontecia, passei um longo período abraçada com as meninas. Acolhi o choro, a tristeza e falamos de maneira objetiva e afetuosa sobre o que havia acontecido. Depois, mirei no céu e disse: A estrelinha mais brilhante estará sempre olhando e cuidando de vocês! Aqueles irmãos nunca mais deixaram de olhar o céu!
Tenho pensado muito nas crianças e adolescentes que perderam o pai e a mãe na pandemia. Já existem pelo menos 45 mil órfãos no Brasil. Embora não seja a população que mais morre, crianças e adolescentes estão se tornando vítimas da crise sanitária brasileira. Além de vivenciarem, sem o direito de se despedir, a dor de perder as figuras parentais, eles tiveram suas rotinas completamente modificadas, estão fora do ambiente escolar e impedidos de conviver com seus pares. Tiveram seus sonhos e expectativas de futuro completamente alterados! Uma geração inteira que crescerá sem a presença dos pais! A pandemia impactará de forma irreversível a vida dessas crianças e adolescentes!
Eu continuo sem saber o que dizer! Mas sei que precisamos construir um mundo que não falte amor, afeto, cuidado e proteção para que essas crianças e adolescentes, apesar da dor e da ausência, sigam suas vidas! Que as histórias construídas com seus pais sejam alicerce para prosseguirem! Que as estrelinhas continuem a brilhar para que as crianças e adolescentes nunca deixem de olhar o céu!
Matéria original: https://www.debatenews.com.br/colunista/antiella-carrijo-ramos/detalhes/virou-estrelinha
VIII Seminário Qualidade dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes
O NECA, em parceria com a FICE BRASIL e o Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), realizou o […]
VII Seminário sobre Qualidade dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes: redefinindo rumos
Para continuar lendo, clique aqui.
VI Seminário de Qualidade do Acolhimento de Crianças e Adolescentes – A adolescência em serviços de acolhimento: desafios, possibilidades e projetos de vida
Para continuar lendo, clique aqui.
Confira o Artigo “O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR)” escrito por nossa associada, Neusa Francisca
Acesse clicando aqui.
Levantamento Nacional sobre os Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes em tempos de Covid-19: apresentação dos resultados
Confira a publicação ao clicar na imagem.
Publicação Subsídios para a elaboração de Políticas Públicas para crianças e adolescentes em situação de rua, elaborada pelo Neca é aprovada por COMAS-SP

Em resolução de 01 de dezembro de 2020, o CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO PAULO – COMAS-SP nº […]